Você já usou Midjourney ou ChatGPT? Sistemas de Inteligência Artificial (IA) como esses dois, que podem aprender e criar, despertaram uma dúvida relevante: como fica a questão da titularidade da propriedade intelectual em obras desenvolvidas por IA?

Em muitos casos, a ausência de autoria humana resultou na impossibilidade de proteção das obras, nos termos da legislação norte-americana. A legislação brasileira também terá que encontrar as soluções legais para resolver essas questões.

 

O que você sabe sobre propriedade intelectual?

A propriedade intelectual refere-se aos direitos legais que protegem criações intelectuais ou produtos da mente humana.

Direitos Autorais: Protegem obras literárias, artísticas e musicais, como livros, músicas, filmes, pinturas, fotografias e software.

Marcas Registradas: Protegem símbolos, nomes, logotipos e slogans usados para identificar produtos ou serviços.

Patentes: Protegem invenções e descobertas, dando ao inventor o direito exclusivo de fabricar, vender e usar a inovação por um período específico.

Segredo Comercial: Protege informações confidenciais e segredos de negócios, como fórmulas, métodos de produção e informações estratégicas. 

Desenhos Industriais: Protegem o design visual de objetos, como embalagens, móveis, joias e outros produtos. 

Direitos de Propriedade Intelectual em Software: protegem o código-fonte e a propriedade intelectual relacionada a software, como programas de computador.

 

ATENÇÃO, Artista, Compositor, Cientista, Músico, Escritor:

Sabemos que sistemas de Inteligência Artificial de aprendizagem e criação de conteúdo geram obras a partir de uma base de dados gerada através de conteúdos de outros autores. Ainda geram controvérsia quanto a proteção de propriedade intelectual. A proteção da propriedade intelectual oferece uma série de benefícios para você!

  • Estímulo à Inovação;
  • Recompensa financeiras, como royalties de licenciamento, vendas de produtos e contratos;
  • Fomento à Competição e ao Mercado Livre;
  • Criação de Empregos e Crescimento Econômico;
  • Preservação da Cultura e da Criatividade;
  • Proteção contra a Cópia Ilegal;
  • Incentivo ao Investimento em Pesquisa e Desenvolvimento;
  • Promoção do Progresso Científico e Cultural.

 

Sim, nós podemos e vamos te ajudar

Precisando de um advogado especialista em DIREITO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL para proteger sua obra e reconhecer seus direitos? Há 20 anos, a Medrado Advocacia é referência no setor, fazendo a diferença para nossos clientes. Entre em contato agora com a MEDRADO ADV acessando nosso site.